Números Especiais

Diretrizes para Números Especiais

A Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento (CJPMI) aceita propostas para Números Especiais submetidas por especialistas em áreas específicas, dentro dos Objetivos e Âmbito da CJPMI. Esses especialistas colaboram como Editores Convidados da Revista. Os Números Especiais incluem um conjunto de artigos e uma Introdução/Editorial da autoria dos Editores Convidados.

As submissões de propostas estão permanentemente abertas.

 

1. Propostas iniciais e acordo preliminar

Todas as propostas para Números Especiais devem receber uma aprovação inicial dos Editores Executivos da CJPMI. As propostas para Números Especiais devem ser enviadas por e-mail para os Editores (cjpmi@fsch.unl.pt) e devem incluir:

  • Título do Número Especial
  • Um breve CV dos Editores Convidados (não mais de três)
  • Um esboço da Chamada de Trabalhos
  • Um cronograma

 

Números Especiais de Conferências
A CJPMI também aceita propostas de Números Especiais que resultem de uma seleção dos trabalhos apresentados em conferências relevantes. Neste caso, o comité organizador da conferência pode propor um Número Especial fornecendo os detalhes da conferência.

As Propostas para Números Especiais de Conferências devem ser enviadas por e-mail para os Editores (cjpmi@fsch.unl.pt) e devem incluir:

  • Título do Número Especial
  • Um breve CV dos Editores Convidados (não mais de três)
  • Títulos e resumos de cada um dos artigos propostos e eventuais esboços já disponíveis dos artigos
  • Breve apresentação dos participantes
  • Um cronograma

 

Todas as propostas devem receber uma aprovação inicial dos Editores Executivos da CJPMI. Os Editores Executivos avaliam se a proposta inicial é do interesse da Revista e os Editores Convidados serão devidamente informados com um acordo preliminar para poderem prosseguir. Os Editores Executivos indicam um membro da Equipe Editorial da CJPMI (doravante, Editor da CJPMI) que assume a responsabilidade pelo patrocínio daquele Número Especial, atuando como Coeditor do volume.

 

2 Processo de revisão por pares e procedimento editorial
Os Números Especiais seguem os mesmos procedimentos que os números normais da CJPMI e estão submetidos às mesmas normas e procedimentos. Os Editores Convidados devem garantir que o volume que estão a editar respeita totalmente o Código de Ética e os procedimentos de revisão por pares da CJPMI.

À medida que chegam as submissões para o Número Especial, os Editores Convidados têm acesso às submissões e avaliam se se enquadram no Âmbito do Número Especial. O artigo será então rejeitado ou enviado para revisão por pares. Se um artigo não respeitar os critérios exigidos para o Número Especial, os Editores Convidados podem rejeitar artigos sem que os tenham enviado para revisão por pares externos. O Editor da CJPMI estará disponível para auxiliar caso haja qualquer dúvida sobre o procedimento a seguir.

Quando os manuscritos são aceites, a revisão dupla cega de cada artigo é realizada da maneira normal. Este procedimento é da responsabilidade dos Editores Convidados. O Editor da CJPMI estará, novamente, disponível para auxiliar caso haja qualquer dúvida sobre o procedimento a seguir.

Após o retorno das avaliações, os Editores Convidados deverão tomar uma decisão provisória que será comunicada ao Editor da CJPMI para confirmação. Caso o Editor da CJPMI discorde da decisão de aceitar uma proposta, os Editores Convidados podem recorrer se o desejarem, mas a decisão final é da responsabilidade do Editor da CJPMI.

À medida que os artigos começam a ser aceites, os Editores Convidados devem começar a escrever um artigo introdutório (original, não publicado anteriormente) a ser enviado à Equipa Editorial até 3 semanas antes do lançamento do Número Especial. Esta Introdução deve resumir o tema e premissa para o Número Especial e referenciar os artigos nele incluídos.

Deve-se observar que, durante o processo de revisão, o Editor da CJPMI pode rejeitar artigos individuais ou, em consulta com a Equipa Editorial, o Número Especial como um todo, caso não atenda aos padrões de qualidade. Caso sejam aceites menos artigos do que o previsto, poderá ser proposto pelo Editor da CJPMI um Número Especial parcial, a ser incluído como dossiê em outro número da Revista.

Os Editores Executivos da CJPMI reservam para si a decisão final sobre quaisquer divergências que surgirem durante o processo editorial.

 

3. Editores Convidados
Os Editores Convidados são responsáveis ​​por:

  • escrever e divulgar a chamada de trabalhos;
  • receber os manuscritos;
  • gerenciar a submissão de trabalhos;
  • gerenciar o processo de revisão por pares;
  • solicitando alterações e
  • fornecer uma decisão de aceitação/rejeição aos autores

 

Os Editores Convidados podem avaliar os manuscritos submetidos, mas, nesse caso, devem solicitar a ajuda de, pelo menos, um revisor externo.

Os Editores Convidados não estão autorizados a escrever artigos para o seu número especial.

Os Editores Convidados podem avaliar os artigos da edição especial, mas também deve haver revisores externos para cada artigo submetido.

Os Editores Convidados devem escrever um Editorial que forneça uma visão geral do conteúdo do Número Especial.

 

4. Procedimentos

. Os Editores Convidados propõem um Número Especial da CJPMI

. Os Editores Executivos da CJPMI analisam e aprovam/rejeitam a proposta e designam um Editor da CJPMI para se juntar aos Editores Convidados

. O Editor da CJPMI e os Editores Convidados concordam com as datas finais e com o cronograma final para o Número Especial

. Os Editores Convidados lançam uma Chamada de Trabalhos

. Para Números Especiais de Conferências, não há necessidade de abrir uma Chamada de Trabalhos

. Os Editores Convidados recebem todas as submissões para o Número Especial, analisam-nas para aprovação e reencaminham-nas para o Editor da CJPMI.

. Os Editores Convidados e o Editor da CJPMI decidem sobre a aceitação ou rejeição dos trabalhos submetidos. Os artigos podem ser rejeitados ou enviados para revisão por pares.

. Os Editores Convidados gerenciam o processo de revisão por pares e solicitam alterações nos trabalhos comparando os trabalhos finais com os iniciais, garantindo que todas as questões levantadas pelos revisores sejam respondidas.

. Os Editores Convidados e o Editor da CJPMI decidem sobre a aceitação para publicação de manuscritos revisados por pares.

. Os Editores Convidados escrevem e enviam aos Editores Executivos da CJPMI a Introdução/ Editorial do Número Especial para aprovação final.

. Os artigos são paginados na edição final.

. As provas são enviadas aos autores e aos Editores Convidados para as correções finais.

. O Número Especial é publicado online na plataforma da CJPMI.